Alternativa ao FIES

      Nenhum comentário em Alternativa ao FIES

Não é novidade para ninguém a crise que o Brasil vive atualmente. Se fala dela quase que diariamente nos mais diversos jornais. É público e notório os altos índices de desemprego, inflação e também da taxa de juros, que só afunda mais o país em uma recessão econômica.

O Governo não fez sua parte, gastou demais e agora se ver obrigado a cortar do orçamento verbas fundamentais tanto para aquecer a economia, quanto para ajudar a milhões de pessoas a terem algo na vida. Está acontecendo em programas importantes, como FIES, PRONATEC e Bolsa Família 2019 o corte ou reajuste complexos, para que o governo feche o ano com as contas aprovadas. (Nem podemos mais falar em superavit, pois isso o próprio governo já abandonou desde o início do ano, em março)

 CORTES NO FIES

O Ministério da Educação mudou as regras para o uso do Prouni e do Fies. A partir de agora, o estudante só pode obter bolsa parcial do Prouni, com complemento do financiamento do Fies, se for no mesmo curso de graduação e na mesma faculdade. A medida foi publicada nesta segunda-feira (29) no Diário Oficial da União.

Com essas restrições, o governo prever uma menor adesão ao programa, e consequentemente, menos verba será usada.

ALTERNATIVA AO FIES

Com a ausência do financiamento estatal, o financiamento e até bolsas integrais privadas estão tomando conta. Uma delas é do programa Educa Mais Brasil, que só nesse ano oferece 200 mil bolsas de estudo em todo o Brasil. No paraná o programa oferece 31 mil bolsas de estudo de até 70%, as inscrições do educa mais Brasil 2016 vão até o dia 31 de março de 2016. As vagas são para graduação, pós-graduação entre outros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *