Como efetuar a inscrição no Exame do MEC para ingressar no Ensino Superior

Inscrição Enem 2019: Muito em breve estarão abertas as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2019. Neste artigo os estudantes poderão saber como efetuar inscrição, além de obter informações importantes sobre o exame.

O Enem 2019 é indispensável àqueles que buscam ingressar no ensino superior, pois é através da participação no exame que os estudantes se tornam aptos a concorrer às vagas oferecidas pelos programas do Governo Federal, como Prouni – Programa Universidade Para Todos e Sisu – Sistema de Seleção Unificada.

Enquanto o Prouni seleciona estudantes de baixa renda para bolsas integrais e parciais em instituições particulares o Sisu distribui vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país.

A partir do início do ano já começarão a surgir as primeiras informações sobre o Enem 2019, mas como o exame é aplicado nestes novos moldes dede 2009 já há uma previsão do cronograma, inclusive sobre quando será possível realizar a inscrição Enem 2019.

O Edital do exame deve ser divulgado pelo MEC – Ministério da Educação juntamente com o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira entre abril e maio. Até o momento nenhuma alteração foi anunciada para o exame.

Com a divulgação do edital os estudantes poderão conhecer todas as regras e datas do Enem 2019, como o prazo das inscrições, a data das provas, da divulgação dos gabaritos oficiais e também do resultado final.

Como efetuar a Inscrição Enem?

A inscrição Enem 2019, assim como nos anos anteriores, estará disponível entre maio e junho e a única forma possível de se inscrever no exame é através de seu site oficial, no endereço eletrônico.

Para se inscrever no Enem 2019 será necessário informar vários dados pessoais e familiares, inclusive dados socioeconômicos, como a renda familiar. Também é durante a inscrição que o estudante opta pela língua estrangeira (inglês ou espanhol) e pela cidade onde fará as provas nos dois dias do exame.

Aqueles que estudam em escola pública e vão concluir os estudos em 2019 não precisam pagar a taxa de inscrição, pois são automaticamente isentos. Os demais devem imprimir o boleto (GRU) e pagar até a data estabelecida de vencimento. Quem não observar e obedecer a este prazo estará automaticamente eliminado do Enem 2019.

Os estudantes de baixa renda podem ainda, durante a inscrição, realizar a declaração de carência e solicitar isenção do pagamento da taxa. Caso o pedido seja deferido o estudante não precisa pagar a taxa. Em caso de indeferimento, deverá imprimir e pagar o boleto.

Em breve traremos mais informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio de 2019. Aguardem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *