Governo busca melhorar o atendimento para o cidadão

O Seguro Desemprego sempre está na mídia, e diante ampla divulgação, é notório que o benefício do Seguro Desemprego passando por inúmeras alterações, sempre buscando melhorar o atendimento a quem precisar do benefício.

Se você alguma vez já se viu desempregado, ou conhece alguém que vivenciou essa situação, com certeza sabe da importância desse benefício, sabe também que até pouco tempo atrás não existia outra alternativa a não ser enfrentar filas e filas, realizando tudo pessoalmente nos postos do MTE, na busca de receber o benefício.

Temos uma boa notícia para você. Ficou bem mais fácil contar com esse benefício, isso porquê com o avanço tecnológico das últimas décadas, o governo tem investido em sistemas de automação, assim hoje temos o SAA (Sistema de Atendimento Agendado) que hoje já está disponível e operando em alguns postos do MTE.

O Governo Federal criou ao cidadão mais uma vantagem, a plataforma MEU INSS, que funciona de forma online e disponibiliza ao cidadão a consulta de serviços, atendimento, agendamentos e muito mais.

O SSA (Sistema de Atendimento Agendado) visa agilizar o atendimento e evitar as longas filas, literalmente marcando um horário para cada pessoa, o que diante da atual crise econômica, que assola nosso país, tem se mostrado eficaz. Uma vez que com o número de empregados dispensados sem justa causa, têm aumentado consideravelmente nos últimos meses.

Caso você tenha sido dispensado sem justa causa, sabe que tem direito ao Seguro Desemprego e está prestes a dar entrada no Seguro Desemprego, saiba que com o SAA, você pode evitar filas e perder tempo.

Vale lembrar que o SAA (Sistema de Atendimento Agendado) ainda não está disponível em todos os postos do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). No momento do agendamento você será informado sobre eventual indisponibilidade do agendamento online em sua cidade.

Para realizar seu agendamento acesse o site do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Preencha os dados do formulário com seus dados, em seguida o site irá gerar uma data e horário no qual você deverá comparecer com a documentação necessária ao posto do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), selecionado.

Se não for possível comparecer na data e horário agendados, você deve utilizar a opção de “reagendamento”, na qual o site irá gerar nova data e horário para o seu comparecimento. Está passando por dificuldades com o agendamento? Montamos um passo a passo para você:

Assim que você entrar no site, vai encontrar opções para a seleção do estado e município. Basta seleciona-los A partir daí uma nova janela será aberta: “Agendar Atendimento”.

Você encontra a opção “Reagendar”, no canto superior esquerdo do site, útil nos casos onde você não poderá comparecer na data e horário previamente estabelecidos. Na opção “Informações do Agendamento”, você deve escolher: seu estado, o município, bem como a unidade de atendimento e o tipo de atendimento.

Entre as diversas opções, você encontra a opção “Entrada no Seguro Desemprego”. Após clique em prosseguir. Na janela seguinte insira seu CPF, sua data de nascimento e um telefone para contato, em seguida clique em prosseguir.

Na sequência você encontrará um calendário, selecione uma das datas disponíveis. Após um novo quadro com os horários também será aberto, escolha o melhor horário e clique em prosseguir. Caso você não possa comparecer utilize a opção “Reagendar”. Vale lembrar que além do seguro desemprego você pode agendar outros serviços do MTE, a exemplo da emissão da sua Carteira de profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *